Editorial de Abertura

A política e a guerra são como os dois lados da mesma moeda. Com base nessa temática, surge uma nova perspectiva de conceber a realidade.

EDITORIAL

Ronaldo Bastos

9/12/20251 min read

O portal Revista da Tropa se originou da constatação de que existe uma relação intrinsecamente profunda entre a política e a guerra, cuja conquista do Poder é o fim de ambas as ciências. Elas são como os dois lados de uma moeda, sendo a política o entrechoque no campo do discurso e a guerra o entrechoque no campo da força física.

Assim, a disputa pelo poder é o que move o mundo desde os tempos mais remotos, no qual forças antagônicas lutam por toda sorte de bens e vantagens, promovendo o avanço e o progresso da humanidade em diversas áreas. Conforme afirmou, certa vez, o filósofo grego Heráclito de Éfeso: “a guerra é a mãe de todas as coisas, e de todas as coisas é rainha”, numa célebre alusão ao devir provocado pela alternância dos opostos.

Esta temática, carente de espaços de reflexão e discussão, surge de modo oportuno, tendo em vista o momento dramático da humanidade e da geopolítica mundial. Em pouco menos de duas décadas do novo milênio, o mundo experimentou uma pandemia avassaladora e se encontra na iminência de uma guerra mundial, cujas consequências certamente serão irreversíveis.

Deste modo, o portal Revista da Tropa abordará fundamentalmente sobre política e polemologia (estudo da guerra), visto que ambas se projetam para o mesmo objeto, além das ciências complementares ao estudo destas matérias, tais como a história, a filosofia e a geopolítica que servirão de alicerce e amálgama para os conteúdos abordados nesta revista, enriquecendo e elevando o nível de percepção da realidade dos leitores.