ABERTURA
Um novo espaço para revelar a verdade nas entrelinhas
EDITORIAL
Ronaldo Bastos
3/12/20251 min read


O site Revista da Tropa surgiu a partir de intensas reflexões acerca da evolução da natureza da guerra e de seus profundos impactos no mundo atual. A sociedade civil, em geral, desconhece as peculiaridades relativas a Guerra, particularmente a polemologia, e, por sua vez, ignora os assuntos mais relevantes pelos quais deveria se inteirar, para evitar os ataques dissimulados muito praticados nos conflitos atuais.
Isso também se deve ao fato de que tais temas, durante muitos anos, foram discutidos com exclusividade pela classe militar, dentro das Academias, conferindo um caráter esotérico ao assunto. Contudo, em função da evolução da natureza da guerra, os conflitos deixaram de ocorrer nos campos de batalha, com o uso de grandes efetivos militares e aparato bélico, para ocorrer primordialmente nos meios informacionais e civis, demandando, portanto, crescente necessidade de amplo conhecimento da sociedade.
Parafraseando o consagrado estrategista alemão e filósofo da guerra, Carl von Clausewitz, que certa vez afirmou que “a guerra é a continuação da política por outros meios”, quero enfatizar que uma nação, para alcançar seus objetivos nacionais e, por conseguinte, sua hegemonia, é capaz de recorrer aos meios mais vis para impor sua vontade às demais, sob uma justificativa disfarçada de imposição do bem comum.
Sendo assim, na atual configuração geopolítica global, caracterizada pelo aumento dos conflitos regionais, pelo incremento dos arsenais bélicos e, principalmente, pelo uso de novas tecnologias para fins militares, impõe-se a necessidade de espaços para reflexões sobre tais temas, a fim de que possamos adquirir uma perspectiva mais ampla sobre a política, de modo que transformemos a nossa realidade para um patamar digno da nossa grandeza.
Por fim, se você curte ou compartilha dessa mesma perspectiva polemológica, aplicada à política, acompanhe meus artigos e ajude a criarmos um movimento de vanguarda e independente, cuja perspectiva corresponda às demandas provocadas pela evolução da natureza da guerra, gerando impactos decisivos na vida política nacional.